ENSINO
FUNDAMENTAL I

ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS

( 1º, 2º, 3º, 4º E 5º ANO)

Nível de Educação Básica que se propõe a trabalhar com crianças a partir dos seis anos de idade até que concluam o 5º Ano, entre 10 e 11 anos.

Princípios Pedagógicos

Proposta Pedagógica voltada para a formação integral das crianças para que processualmente adquiram o domínio da escrita, da leitura, do cálculo e do raciocínio lógico, compreendendo a importância do ambiente natural, familiar e social para a preservação da vida em toda sua complexidade e para o fortalecimento das relações humanas.

 

Alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Geração Século XXI - Características

Intervenções Pedagógicas

 

 

Interesse em jogos online e em redes sociais

Utilização de recursos tecnológicos para estudos e pesquisas

 

Imediatismo e inquietação

Assistência psicológica e projetos compartilhados

 

 

Curiosidade

Estímulo ao estudo e à pesquisa científica

 

 

Negligência com os próprios objetos

Rodas de conversa e atividades que os façam refletir sobre cuidar para evitar o desperdício

 

Disponibilidade para resolver conflitos

Conversas com os grupos quando houver diferenças para resolver

 

Impaciência para registro e interpretação de tarefas mais longas

Acompanhamento em sala pela professora regente até que adquiram autonomia em atividades mais complexas

 

Fascinação por tecnologia

Utilização de recursos tecnológicos de forma pedagógica, alternando estes momentos com atividades tradicionais

 

Objetivos voltados para o desenvolvimento integral das crianças

 

- Manutenção de um ambiente fértil e lúdico para a troca, a construção coletiva de conhecimentos, a criatividade, a participação, o diálogo e a interação social.

- Discussões, estabelecimento e aprendizagem  de regras, a partir das rodas de conversa e de brincadeiras coletivas, para uma convivência saudável e de superação dos desafios e conflitos pessoais e de grupo.

- Ações e discussões que levem à compreensão do eu, do outro e do nós.

- Atividades que se proponham a desenvolver o corpo, os gestos e movimentos; a escuta , a fala e a imaginação; o pensamento lógico-matemático, a leitura e a interpretação; a criticidade e a autonomia intelectual.

- Trabalhos que levem à ampliação da memória e à capacidade de concentração, à formação mental de imagens e ao entendimento de causa e efeito.

- Manutenção de atividades e eventos coletivos que valorizem a cultura, a arte e a ciência como suportes indispensáveis para a formação de seres humanos autônomos, críticos, éticos, sensíveis e propensos à bondade e à busca por uma sociedade mais justa e feliz.

 

Materiais Didáticos do Sistema Farias Brito/Editora Moderna e Outros

- Livros didáticos e literários apropriados para as séries iniciais do Ensino Fundamental

- Recursos tecnológicos destinados à Educação Básica

- Projeto de Transformação Bilíngue, Richmond Solution, com aulas diárias de Inglês e uso de recursos multimídia

- Recursos digitais

- Plataforma do Sistema Farias Brito, campeão nacional no ranking do ENEM e primeiros lugares no IME e ITA e em vestibulares de universidades de ponta do país

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

clique e baixe