ENSINO
FUNDAMENTAL I

Ensino Fundamental – 1ª Etapa

 

Turmas atendidas: 1°, 2°, 3°, 4° e 5° Ano

 

O currículo do Ensino Fundamental fundamenta-se na integração entre a Base Nacional Comum e a parte diversificada, que aborda os aspectos da cultura regional, visando relacionar a educação fundamental, a vida cidadã e as áreas de conhecimento.

 

São norteadores das ações pedagógicas do Ensino Fundamental:

 

- “os princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum;

- os princípios dos direitos e deveres da cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática;

- os princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.”

 

Para que nossa proposta seja consequente, torna-se indispensável que estejamos atentos ao perfil do aluno de hoje, à influência que as relações globalizadas exercem sobre a sociedade, ao dinamismo advindo dessas novas configurações e à necessidade de uma interação forte entre a Família e a Escola para a formação integral dessa geração, sempre observando as especificidades de cada fase de desenvolvimento.


É preciso intervir nos problemas oriundos da modernidade, tais como a insegurança, o imediatismo, a solidão, a crise de valores éticos e morais, o consumismo, entre outros, para, através da sensibilidade e da razão, formarmos seres humanos capazes de dominar os conhecimentos científicos, mas que estejam integrados no espaço coletivo e bem resolvidos no plano afetivo e familiar.


O corpo docente que lida com alunos compreendidos entre os 6/7 e os 10/11 anos de idade é constituído por professores com formação acadêmica em Pedagogia. Reuniões e cursos de atualização, para exercer este trabalho, complexo em seu processo de desenvolvimento, mas gratificante nos resultados alcançados, são planejados e realizados de forma sistemática ao longo do período letivo.

Assim é que, observados os fundamentos supramencionados, utilizamos pesquisas, recursos multimídia, debates, produção de textos, as mais variadas formas de expressão estética e artística, seminários e outras metodologias que possam seduzir os alunos em seu processo de aprendizagem e desenvolvimento integral.

 

São objetivos gerais de cada área de conhecimento:

 

Língua Portuguesa: “adquirir progressivamente uma competência, em relação à linguagem, que possibilite resolver problemas da vida cotidiana, ter acesso aos bens culturais e alcançar a participação plena no mundo letrado.”

Matemática: identificar os conhecimentos matemáticos, resolver situações-problema e comunicar-se matematicamente.

Geografia: construir um conjunto de conhecimentos referentes a conceitos, procedimentos e atitudes relacionados à Geografia.

História: identificar o próprio grupo de convívio e suas relações com outros tempos/espaços.

Ciências: compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive.

Arte: desenvolver a competência estética e artística em suas diversas modalidades.

Educação Física: participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros.

Língua Estrangeira: conhecer o vocabulário e desenvolver a capacidade auditiva e a oralidade.

 

A complementação do currículo escolar dar-se-á através dos temas transversais, previstos nos PCNs, cujos objetivos são trabalhar a sexualidade, a ética, a pluralidade cultural, o meio ambiente e a saúde, dentro de uma perspectiva interdisciplinar, através de leituras e outros procedimentos pedagógicos.

 

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