EDUCAÇÃO
INFANTIL

EDUCAÇÃO INFANTIL

Primeira etapa da Educação Básica, “a Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento da criança em seus aspectos intelectual, físico, social, cultural e psicológico, complementando a ação da Família e da Comunidade.” (portaleducacao.com.br)

Princípios Pedagógicos

Proposta pedagógica voltada para a formação intelectual e psicológica de crianças até os cinco anos de idade, utilizando recursos lúdicos, como jogos e brincadeiras, atividades orais e escritas, exercícios de coordenação motora, histórias, teatro, músicas, cinema, dança, tecnologias apropriadas a esta fase de desenvolvimento e cuidados que estimulem a construção de uma identidade saudável, amorosa, solidária e ética.

Características das crianças do século XXI

nesta fase de desenvolvimento

 

 Intervenções Pedagógicas

Curiosidade      

Estímulo ao estudo, às descobertas e ao desenvolvimen-

to de múltiplas linguagens

 

Individualismo                                                                     

Ações lúdicas e intelectuais, jogos e brincadeiras com os grupos

 

Imediatismo e impulsividade                                                

Recursos pedagógicos lúdicos e intelectuais que condu-

zam à reflexão; rodas de conversas

 

Tendência a imitar “modelos”                                              

Trabalhos voltados para despertar na criança a consciên

cia de si mesma

 

Afetividade e sensibilidade

 

Fortalecimento das relações amorosas e solidárias

 

 

Sentido de posse

 

Atividades que solicitem compartilhamento e trocas

 

 

Alguns medos

Bate-papos com  as crianças e  familiares para estabele-

cer procedimentos que combatam a insegurança

 

Disponibilidade para o outro

Fortalecimento dos laços afetivos e de ações de solidarie

dade e compartilhamento

 

Fascinação tecnológica

Utilização pedagógica de recursos online

 

 

            

Objetivos voltados para o desenvolvimento integral das crianças

 

- Manutenção de um ambiente fértil e lúdico para a troca, a construção coletiva de conhecimentos, a criatividade, a participação, o diálogo e a interação social.

- Introdução de regras, a partir das rodas de conversa e de brincadeiras, para uma convivência coletiva saudável e de superação dos desafios e conflitos pessoais e de grupo.

- Ações e discussões que levem à compreensão do eu, do outro e do nós.

- Atividades que se proponham a desenvolver o corpo, os gestos e movimentos; a escuta , a fala, o pensamento e a imaginação; os traços, sons, cores e formas.

- Trabalhos que levem à ampliação da memória e à capacidade de concentração, à formação mental de imagens, ao entendimento de causa e efeito e à ideia de sequenciação e ordem.

- Manutenção de atividades e eventos coletivos que valorizem a cultura, a arte e a ciência como suportes indispensáveis à formação de seres humanos autônomos, críticos, éticos, sensíveis e propensos à bondade e à busca por uma sociedade mais justa e feliz.

 

Materiais Didáticos do Sistema Farias Brito/Editora Moderna

- Livros didáticos apropriados para a Educação Infantil

- Recursos tecnológicos destinados à Educação Infantil

- Projeto de Transformação Bilíngue, Richmond Solution, com aulas diárias de Inglês e uso de recursos multimídia

- Recursos digitais

- Plataforma do Sistema Farias Brito, campeão nacional no ranking do ENEM e primeiros lugares no IME e ITA e em vestibulares de universidades de ponta do país

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
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