PERÍODO
INTEGRAL

 

PERÍODO INTEGRAL


EDUCAÇÃO INFANTIL (A PARTIR DOS 02 ANOS),  1ª E  2ª FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL


                          
Correria, impaciência, redes sociais, isolamento, terceirizações, alimentação rápida, a vida humana hoje é  concebida como um produto industrial. Conhecendo esta realidade, a Escola se propõe, no período integral, a encaminhar um trabalho pedagógico que busque a organização que o mundo atual solicita e uma integração entre os alunos de forma a construírem vínculos de amizade e solidariedade.


O que é período integral?


Trata-se de uma iniciativa que visa  receber alunos da Educação Infantil, a partir dos 02 anos de idade, e do Ensino Fundamental (do 1º ao 9º Ano), das 7h às 17h ou 17h 30min, com o objetivo de acompanhá-los por duas horas diárias em suas tarefas escolares, bem como em no mínimo duas atividades extras de sua opção: natação, teatro, violão, balé, jazz,  capoeira, desenho. A  alimentação é cobrada à parte e deve ser contratada diretamente com o responsável pela Cantina, sendo o cardápio elaborado e acompanhado pela nutricionista Mariana Rocha de Carvalho (CRN -  7527).


Qual é a rotina do período integral?


Os alunos assistem normalmente às aulas no período matutino. O horário de almoço é às 12h e, após, eles têm um período de descanso, reiniciando suas atividades às 13h 30min, com o acompanhamento de tarefas que se encerra às 15h 30min. A partir deste horário, as atividades são diversificadas e os alunos passarão a realizá-las de acordo com as modalidades em que se matricularam. Na Educação Infantil as crianças são acompanhadas no turno vespertino por pedagoga em atividades compatíveis com a faixa etária.

 

Atividades diárias (de 2ª a 6ª feira)


- Das 7h30min às 11h30min: aulas da turma em que o(a) aluno(a) encontra-se matriculado(a).

- Das 11h30min ao meio-dia: descanso com filmes ou jogos e atividades lúdicas.

- Meio-dia: almoço.

- Das 12h30min às 13h30min: descanso e/ou jogos e atividades lúdicas.

- Das 13h30min às 15h30min: acompanhamento de tarefas.

- Das 15h30min às 17h30min: atividades extras conforme a opção de matrícula do(a) aluno(a).

 

Atividades Extras


Natação – Faixa Etária Atendida: Educação Infantil, 1ª e 2ª Fases do Ensino Fundamental


A natação é um dos esportes mais completos e apropriados para todas as faixas etárias. Trata-se de uma modalidade recomendada por médicos para prevenção de problemas respiratórios. Trabalha o domínio do corpo no meio aquático, pernadas, braçadas, respiração, desenvolvendo, através de movimentos harmônicos e sistemáticos, a capacidade aeróbica e anaeróbica dos aprendizes.


Teatro – Faixa Etária Atendida: 1ª e 2ª Fases do Ensino Fundamental


O teatro, na Escola, busca desenvolver nos alunos a criatividade e a imaginação, pois trabalha a espontaneidade, revelando a riqueza das emoções e sentimentos humanos que se manifestam a partir da recriação do mundo real e preparando-os para enfrentarem desafios.


Violão – Faixa Etária Atendida: 1ª Fase (a partir de 8 anos) e 2ª Fase do Ensino Fundamental

Os alunos do mundo contemporâneo mostram-se bastante interessados em atividades musicais. Este é portanto um momento bastante propício para as aulas de violão, instrumento bastante sedutor para crianças e adolescentes.


Capoeira – Faixa Etária Atendida: Educação Infantil, 1ª e 2ª Fases do Ensino Fundamental


Modalidade esportiva que favorece o desenvolvimento do equilíbrio, da harmonia, do vigor físico e psicossocial e da disciplina, pela exigência de um treinamento cuidadoso, assim como promover o conhecimento de nossas raízes culturais.


Balé, Jazz e Dança Contemporânea  – Faixa Etária Atendida: Educação Infantil, 1ª Fase e 2ª Fase do Ensino Fundamental

O balé,  o jazz e dança contemporânea  estimulam a expressividade, a espontaneidade, a formação estética, cultural e artística, estabelecendo noções de musicalidade, ritmo, coordenação motora, harmonia e beleza de movimentos. 

 

- RobóticaFaixa Etária Atendida: 1ª Fase do Fundamental (a partir de 8 anos), 2ª Fase do Fundamental (6º, 7º, 8º e 9º Ano) e Ensino Médio.

Aulas ministradas pela Jumperbot, startup que trabalha com o ensino de Robótica para crianças, adolescentes e jovens, desenvolvendo atividades de programação, mecânica e eletrônica com os robôs, através de trabalho em equipe. Os alunos desta modalidade de Robótica participam de competições regionais, nacionais e mesmo internacionais.

 

clique e acesse