Em 2016, definimos como tema para nossos estudos e projetos “Espacialidades e culturas africanas e afrobrasileiras”. O título é “Projeto Ânima Ubuntu”.
Ubuntu é uma filosofia africana cujo significado se refere à humanidade com os outros. Trata-se de um conceito amplo sobre a essência do ser humano e a forma como se comporta em sociedade.
Para os africanos, Ubuntu é a capacidade humana de compreender, aceitar e tratar bem o outro, uma ideia semelhante à de amor ao próximo.
Ubuntu significa generosidade, solidariedade, compaixão com os necessitados e o desejo sincero de compartilhamento, solidariedade e felicidade entre os homens.
Os projetos integradores desenvolvidos obedeceram aos critérios definidos em reuniões de avaliação e planejamento com a participação de toda a equipe pedagógica da Instituição.
Os resultados foram surpreendentes. Por meio do projeto, várias ideias estereotipadas sobre a África, seus povos e culturas foram superadas. As crianças e adolescentes compreenderam a África como um continente diverso do ponto de vista natural, étnico, cultural, econômico e social. Também perceberam o quanto os africanos contribuíram para a formação do povo brasileiro e de nossa cultura. Ao final do projeto, percebemos que os alunos tornaram-se mais sensíveis em relação à triste história da Diáspora Africana e da escravidão, bem como do racismo e desigualdade racial que ainda persistem em nossa sociedade.
Atividades desenvolvidas a partir do tema:
– Debates, performances, estudos e pesquisas.
– MACC (Mostra Ânima de Ciência e Cultura).
– Apresentações na Escola.
– Drama musicado realizado no Tetro do SESI, com cerca de 180 participantes entre crianças e adolescentes.