EDUCAÇÃO INFANTIL
Primeira etapa da Educação Básica, “a Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento da criança em seus aspectos intelectual, físico, social, cultural e psicológico, complementando a ação da Família e da Comunidade.” (portaleducacao.com.br)
Princípios Pedagógicos
Proposta pedagógica voltada para a formação intelectual e psicológica de crianças até os cinco anos de idade, utilizando recursos lúdicos, como jogos e brincadeiras, atividades orais e escritas, exercícios de coordenação motora, histórias, teatro, músicas, cinema, dança, tecnologias apropriadas a esta fase de desenvolvimento e cuidados que estimulem a construção de uma identidade saudável, amorosa, solidária e ética.
Características das crianças do século XXI nesta fase de desenvolvimento
|
Intervenções Pedagógicas |
Curiosidade |
Estímulo ao estudo, às descobertas e ao desenvolvimen- to de múltiplas linguagens
|
Individualismo |
Ações lúdicas e intelectuais, jogos e brincadeiras com os grupos
|
Imediatismo e impulsividade |
Recursos pedagógicos lúdicos e intelectuais que condu- zam à reflexão; rodas de conversas
|
Tendência a imitar “modelos” |
Trabalhos voltados para despertar na criança a consciên cia de si mesma
|
Afetividade e sensibilidade
|
Fortalecimento das relações amorosas e solidárias
|
Sentido de posse
|
Atividades que solicitem compartilhamento e trocas
|
Alguns medos |
Bate-papos com as crianças e familiares para estabele- cer procedimentos que combatam a insegurança
|
Disponibilidade para o outro |
Fortalecimento dos laços afetivos e de ações de solidarie dade e compartilhamento
|
Fascinação tecnológica |
Utilização pedagógica de recursos online
|
Objetivos voltados para o desenvolvimento integral das crianças
- Manutenção de um ambiente fértil e lúdico para a troca, a construção coletiva de conhecimentos, a criatividade, a participação, o diálogo e a interação social.
- Introdução de regras, a partir das rodas de conversa e de brincadeiras, para uma convivência coletiva saudável e de superação dos desafios e conflitos pessoais e de grupo.
- Ações e discussões que levem à compreensão do eu, do outro e do nós.
- Atividades que se proponham a desenvolver o corpo, os gestos e movimentos; a escuta , a fala, o pensamento e a imaginação; os traços, sons, cores e formas.
- Trabalhos que levem à ampliação da memória e à capacidade de concentração, à formação mental de imagens, ao entendimento de causa e efeito e à ideia de sequenciação e ordem.
- Manutenção de atividades e eventos coletivos que valorizem a cultura, a arte e a ciência como suportes indispensáveis à formação de seres humanos autônomos, críticos, éticos, sensíveis e propensos à bondade e à busca por uma sociedade mais justa e feliz.
Materiais Didáticos do Sistema Farias Brito/Editora Moderna
- Livros didáticos apropriados para a Educação Infantil
- Recursos tecnológicos destinados à Educação Infantil
- Projeto de Transformação Bilíngue, Richmond Solution, com aulas diárias de Inglês e uso de recursos multimídia
- Recursos digitais
- Plataforma do Sistema Farias Brito, campeão nacional no ranking do ENEM e primeiros lugares no IME e ITA e em vestibulares de universidades de ponta do país