PERÍODO INTEGRAL
EDUCAÇÃO INFANTIL (A PARTIR DOS 02 ANOS), 1ª E 2ª FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Correria, impaciência, redes sociais, isolamento, terceirizações, alimentação rápida, a vida humana hoje é concebida como um produto industrial. Conhecendo esta realidade, a Escola se propõe, no período integral, a encaminhar um trabalho pedagógico que busque a organização que o mundo atual solicita e uma integração entre os alunos de forma a construírem vínculos de amizade e solidariedade.
O que é período integral?
Trata-se de uma iniciativa que visa receber alunos da Educação Infantil, a partir dos 02 anos de idade, e do Ensino Fundamental (do 1º ao 9º Ano), das 7h às 17h ou 17h 30min, com o objetivo de acompanhá-los por duas horas diárias em suas tarefas escolares, bem como em no mínimo duas atividades extras de sua opção: natação, teatro, violão, balé, jazz, capoeira, desenho. A alimentação é cobrada à parte e deve ser contratada diretamente com o responsável pela Cantina, sendo o cardápio elaborado e acompanhado por uma nutricionista.
Qual é a rotina do período integral?
Os alunos assistem normalmente às aulas no período matutino. O horário de almoço é às 12h e, após, eles têm um período de descanso, reiniciando suas atividades às 13h 30min, com o acompanhamento de tarefas que se encerra às 15h 30min. A partir deste horário, as atividades são diversificadas e os alunos passarão a realizá-las de acordo com as modalidades em que se matricularam. Na Educação Infantil as crianças são acompanhadas no turno vespertino por pedagoga em atividades compatíveis com a faixa etária.
Atividades diárias (de 2ª a 6ª feira)
- Das 7h30min às 11h30min: aulas da turma em que o(a) aluno(a) encontra-se matriculado(a).
- Das 11h30min ao meio-dia: descanso com filmes ou jogos e atividades lúdicas.
- Meio-dia: almoço.
- Das 12h30min às 13h30min: descanso e/ou jogos e atividades lúdicas.
- Das 13h30min às 15h30min: acompanhamento de tarefas.
- Das 15h30min às 17h30min: atividades extras conforme a opção de matrícula do(a) aluno(a).
Atividades Extras
- Natação – Faixa Etária Atendida: Educação Infantil, 1ª e 2ª Fases do Ensino Fundamental
A natação é um dos esportes mais completos e apropriados para todas as faixas etárias. Trata-se de uma modalidade recomendada por médicos para prevenção de problemas respiratórios. Trabalha o domínio do corpo no meio aquático, pernadas, braçadas, respiração, desenvolvendo, através de movimentos harmônicos e sistemáticos, a capacidade aeróbica e anaeróbica dos aprendizes.
- Teatro – Faixa Etária Atendida: 1ª e 2ª Fases do Ensino Fundamental
O teatro, na Escola, busca desenvolver nos alunos a criatividade e a imaginação, pois trabalha a espontaneidade, revelando a riqueza das emoções e sentimentos humanos que se manifestam a partir da recriação do mundo real e preparando-os para enfrentarem desafios.
- Violão – Faixa Etária Atendida: 1ª Fase (a partir de 8 anos) e 2ª Fase do Ensino Fundamental
Os alunos do mundo contemporâneo mostram-se bastante interessados em atividades musicais. Este é portanto um momento bastante propício para as aulas de violão, instrumento bastante sedutor para crianças e adolescentes.
- Capoeira – Faixa Etária Atendida: Educação Infantil, 1ª e 2ª Fases do Ensino Fundamental
Modalidade esportiva que favorece o desenvolvimento do equilíbrio, da harmonia, do vigor físico e psicossocial e da disciplina, pela exigência de um treinamento cuidadoso, assim como promover o conhecimento de nossas raízes culturais.
- Balé, Jazz e Dança Contemporânea – Faixa Etária Atendida: Educação Infantil, 1ª Fase e 2ª Fase do Ensino Fundamental
O balé, o jazz e dança contemporânea estimulam a expressividade, a espontaneidade, a formação estética, cultural e artística, estabelecendo noções de musicalidade, ritmo, coordenação motora, harmonia e beleza de movimentos.
- Robótica – Faixa Etária Atendida: 1ª Fase do Fundamental (a partir de 8 anos), 2ª Fase do Fundamental (6º, 7º, 8º e 9º Ano) e Ensino Médio.
Aulas ministradas pela Jumperbot, startup que trabalha com o ensino de Robótica para crianças, adolescentes e jovens, desenvolvendo atividades de programação, mecânica e eletrônica com os robôs, através de trabalho em equipe. Os alunos desta modalidade de Robótica participam de competições regionais, nacionais e mesmo internacionais.