Educação Infantil

PRINCÍPIOS

Primeira Etapa da Educação Básica

Primeira etapa da Educação Básica, “a Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento da criança em seus aspectos intelectual, físico, social, cultural e psicológico, complementando a ação da Família e da Comunidade.” (portaleducacao.com.br)

PropostaPedagógica

Proposta pedagógica voltada para a formação intelectual e psicológica de crianças até os cinco anos de idade, utilizando recursos lúdicos, como jogos e brincadeiras, atividades orais e escritas, exercícios de coordenação motora, histórias, teatro, músicas, cinema, dança, tecnologias apropriadas a esta fase de desenvolvimento e cuidados que estimulem a construção de uma identidade saudável, amorosa, solidária e ética.

Características das crianças nesta fase de desenvolvimento

Intervenções Pedagógicas

Curiosidade

Estímulo ao estudo, às descobertas e ao desenvolvimento de múltiplas linguagens

Individualismo

Ações lúdicas e intelectuais, jogos e brincadeiras com os grupos

Imediatismo e impulsividade

Recursos pedagógicos lúdicos e intelectuais que conduzam à reflexão; rodas de conversas

Tendência a imitar “modelos”

Trabalhos voltados para despertar na criança a consciência de si mesma

Sensibilidade

Fortalecimento das relações amorosas e solidárias

Sentido de posse

Atividades que solicitem compartilhamento e trocas

Alguns medos

Bate-papos com as crianças e familiares para estabelecer procedimentos que combatam a insegurança

Fascinação por tecnologia

Utilização pedagógica de recursos online

IntervençõesPedagógicas

  •  Manutenção de um ambiente fértil e lúdico para a troca, a construção coletiva de conhecimentos, a criatividade, a participação, o diálogo e a interação social.
  • Introdução de regras, a partir das rodas de conversa e de brincadeiras, para uma convivência coletiva saudável e de superação dos desafios e conflitos pessoais e de grupo.
  • Ações e discussões que levem à compreensão do eu, do outro e do nós.
  • Atividades que se proponham a desenvolver o corpo, os gestos e movimentos; a escuta , a fala, o pensamento e a imaginação; os traços, sons, cores e formas.
  • Trabalhos que levem à ampliação da memória e à capacidade de concentração, à formação mental de imagens, ao entendimento de causa e efeito e à ideia de sequenciação e ordem.
  • Manutenção de atividades e eventos coletivos que valorizem a cultura, a arte e a ciência como suportes indispensáveis à formação de seres humanos autônomos, críticos, éticos, sensíveis e propensos à bondade e à busca por uma sociedade mais justa e feliz.
  • Utilização pedagógica de recursos tecnológicos

Materiais Didáticos doSAS Educação que é uma plataforma de educação que oferece soluções completas e integradas para as escolas parceiras.

  • Livros didáticos apropriados para a Educação Infantil
  • Recursos tecnológicos destinados à Educação Infantil
  • Projeto de Transformação Bilíngue, PSG, com aulas diárias de Inglês diárias e material didático próprio e uso de recursos multimídia
  • Recursos digitais
Rolar para cima
Scroll to Top