Educação Infantil
Home » Infantil
PRINCÍPIOS
Primeira Etapa da Educação Básica
Primeira etapa da Educação Básica, “a Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento da criança em seus aspectos intelectual, físico, social, cultural e psicológico, complementando a ação da Família e da Comunidade.” (portaleducacao.com.br)
PropostaPedagógica
Proposta pedagógica voltada para a formação intelectual e psicológica de crianças até os cinco anos de idade, utilizando recursos lúdicos, como jogos e brincadeiras, atividades orais e escritas, exercícios de coordenação motora, histórias, teatro, músicas, cinema, dança, tecnologias apropriadas a esta fase de desenvolvimento e cuidados que estimulem a construção de uma identidade saudável, amorosa, solidária e ética.
Características das crianças nesta fase de desenvolvimento
Intervenções Pedagógicas
Estímulo ao estudo, às descobertas e ao desenvolvimento de múltiplas linguagens
Ações lúdicas e intelectuais, jogos e brincadeiras com os grupos
Recursos pedagógicos lúdicos e intelectuais que conduzam à reflexão; rodas de conversas
Trabalhos voltados para despertar na criança a consciência de si mesma
Fortalecimento das relações amorosas e solidárias
Atividades que solicitem compartilhamento e trocas
Bate-papos com as crianças e familiares para estabelecer procedimentos que combatam a insegurança
Utilização pedagógica de recursos online
IntervençõesPedagógicas
- Manutenção de um ambiente fértil e lúdico para a troca, a construção coletiva de conhecimentos, a criatividade, a participação, o diálogo e a interação social.
- Introdução de regras, a partir das rodas de conversa e de brincadeiras, para uma convivência coletiva saudável e de superação dos desafios e conflitos pessoais e de grupo.
- Ações e discussões que levem à compreensão do eu, do outro e do nós.
- Atividades que se proponham a desenvolver o corpo, os gestos e movimentos; a escuta , a fala, o pensamento e a imaginação; os traços, sons, cores e formas.
- Trabalhos que levem à ampliação da memória e à capacidade de concentração, à formação mental de imagens, ao entendimento de causa e efeito e à ideia de sequenciação e ordem.
- Manutenção de atividades e eventos coletivos que valorizem a cultura, a arte e a ciência como suportes indispensáveis à formação de seres humanos autônomos, críticos, éticos, sensíveis e propensos à bondade e à busca por uma sociedade mais justa e feliz.
- Utilização pedagógica de recursos tecnológicos
Materiais Didáticos doSAS Educação que é uma plataforma de educação que oferece soluções completas e integradas para as escolas parceiras.
- Livros didáticos apropriados para a Educação Infantil
- Recursos tecnológicos destinados à Educação Infantil
- Projeto de Transformação Bilíngue, PSG, com aulas diárias de Inglês diárias e material didático próprio e uso de recursos multimídia
- Recursos digitais