Ensino Fundamental II – 2ª Fase

2ª FASE

Turmas Finais(6º, 7º, 8º e 9º ANO)

O currículo do Ensino Fundamental fundamenta-se na integração entre a Base Nacional Comum e a parte diversificada, que aborda os aspectos da cultura regional, visando relacionar a educação fundamental, a vida cidadã e as áreas de conhecimento.

2ª Etapa da Educação Básica

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), o Ensino Fundamental, 2ª etapa da educação básica, com duração de nove anos, visa à formação do cidadão para o pleno desenvolvimento da sua capacidade de leitura, escrita e cálculo; para sua compreensão do meio natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; para a aquisição de conhecimentos e habilidades; para a formação de atitudes e valores; para o fortalecimento, enfim, dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de respeito recíproco nos quais se assenta a vida social.

É a partir dessas premissas que o Colégio Ânima estrutura o seu trabalho. Procuramos ensinar os conteúdos historicamente construídos pelo homem de forma interdisciplinar, buscando desenvolver em nossos aprendizes o senso crítico e o espírito científico.

Para que nossa proposta seja consequente, torna-se indispensável que estejamos atentos ao perfil do aluno de hoje, à influência que as relações globalizadas exercem sobre a sociedade, ao dinamismo advindo dessas novas configurações e à necessidade de uma interação forte entre a Família e a Escola para a formação integral dessa geração, sempre observando as especificidades de cada fase de desenvolvimento.

É preciso intervir nos problemas oriundos da modernidade, tais como a insegurança, o imediatismo, a solidão, a crise de valores éticos e morais, o consumismo, entre outros, para, através da sensibilidade e da razão, formarmos seres humanos capazes de dominar os conhecimentos científicos, mas que estejam integrados no espaço coletivo e bem resolvidos no plano afetivo e familiar.

O corpo docente que lida com alunos compreendidos entre os 10/11 e 14/15 anos de idade é constituído por professores com formação acadêmica nas diversas licenciaturas, além de alguns profissionais com o título de mestres e doutores. Reuniões e cursos de atualização, para exercer este trabalho, complexo em seu processo de desenvolvimento, mas gratificante nos resultados alcançados, são planejados e realizados de forma sistemática ao longo do período letivo.
Utilizamos pesquisas, recursos multimídia, debates, produção de textos, as mais variadas formas de expressão estética e artística, seminários e outras metodologias para que o processo de aprendizagem se faça com qualidade e para que os alunos tornem-se gradualmente autônomos e críticos.

Disciplinas

6º ano

Português, Projeto de Transformação Bilíngue de Inglês e Artes (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias); História, Geografia e Filosofia (Ciências Humanas e suas Tecnologias); Matemática e suas Tecnologias e Robótica Educacional (na grade curricular); Ciências (Ciências da Natureza e suas Tecnologias).

7º Ano

Português, Projeto de Transformação Bilíngue de Inglês e Artes (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias); História, Geografia e Filosofia (Ciências Humanas e suas Tecnologias); Matemática e suas Tecnologias Robótica Educacional (na grade curricular); Ciências (Ciências da Natureza e suas Tecnologias).

8º Ano

Português, Projeto de Transformação Bilíngue de Inglês e Artes (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias); História, Geografia e Filosofia (Ciências Humanas e suas Tecnologias); Matemática e suas Tecnologias; Ciências (Ciências da Natureza e suas Tecnologias).

9º Ano

Português, Projeto de Transformação Bilíngue de Inglês e Artes (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias); História, Geografia e Filosofia (Ciências Humanas e suas Tecnologias); Matemática e suas Tecnologias e Robótica Educacional (na grade curricular); Física, Química, Biologia (Ciências da Natureza e suas Tecnologias).

Rolar para cima
Scroll to Top